terça-feira, 28 de julho de 2009

Novo livro do passado

Hoje estive a reler um dos primeiros livros que tive contato.Na verdade faz um tempo siginificativo que o peguei nas mãos pela primeira vez.Devia ter meus bons e saudosos 9 anos,talvez 10,os números nem são o mais importante nesse relato.Importante sem dúvida alguma é o que ele representou para mim.
Quando o li pela primeira vez,lembro-me que muitas coisas ficaram como grandes incógnitas em minha mente.Os lugares,as pessoas,mas uma coisa sempre esteve aqui.Eu podia sentir o cheiro das coisas,podia ver as cores dos lugares.
Passado algum tempo,peguei-o novamente e para minha surpresa era como se eu nunca tivesse lido aquilo.Tudo parecia novo,no entanto uma coisa continuava igual,o cheiro,as cores e agora uma coisa a mais,era possível entender a alma das personagens.Confesso que isso me assustou além do que deveria.
Hoje em dia,após mais uma leitura,já não vejo tantas novidades e isso me incomoda um pouco.Então,quando estava a ler,fechei meus olhos e passei a imaginar as cenas um pouco modificas.A mocinha não ficava mais tão apaixonada pelo rapaz,o mesmo não era mais tão perfeito assim.O pseudo vilão que havia ficado em São Paulo ainda parecia interessante.A mãe,essa sim,havia continuado chata.
Dessa minha experiência algo ficou muito forte,os livros nos permitem viagens para lugares que sempre desejamos estar(as vezes nem tanto),nos dá oportunidades unicas.Ainda que tenhamos que modifica-los para isso.
Mas o que mais me fez reler essa estória,e provavelmente me fará novamente é a grande lembrança do passado que ela me remete.E as mudanças que senti necessidade de fazer,certamente vão estar presentes na minha próxima vez.
À propósito o livro em questão chama-se A Ladeira da Saudade,de Ganymédes José.Fala sobre um amor complexo no lindo cenário de Ouro Preto.


Coisinha para o Blorkutando

Um comentário:

  1. Poxa...entendo bem isso...essa coisa de viajar com livros...Sentir o que esta escrito...As vezes me sinto dentro do livro que estou lendo..É como se de alguma forma eu fizesse parte desse enredo...

    PS: Ainda não li esse livro...Vou procurar ler....

    ResponderExcluir